Peculiaridades sobre o sistema nervoso e a utilização da ELETRONEUROMIOGRAFIA

Na eletroneuromiografia estudamos principalmente os nervos que levam impulsos elétricos bioquímicos para movimentarmos os músculos do corpo (através de conexões especiais dos nervos com os músculos, as chamadas placas motoras), ou que recebem impulsos dos nervos responsáveis pela sensibilidade. Portanto, podemos observar que várias são as funções do sistema nervoso periférico, também formado pelos neurônios. Um sistema que também é essencial ao funcionamento harmônico do organismo.

O estudo realizado através do exame eletroneuromiográfico é muito útil para os profissionais da área de saúde. Eles nos informam com maior precisão se realmente existem lesões dos nervos periféricos, se tais lesões são graves ou mais leves, o tipo de lesão do nervo e o tipo de tratamento que pode ser clínico (o que pode incluir os tratamentos clínicos orientados pelos médicos e fisioterapeutas ), cirúrgico ou ambos. Várias são as causas de lesões destes nervos como infecções, intoxicações, doenças metabólicas (neste caso principalmente o diabetes mellitus), compressões (principalmente a Síndrome do Túnel do Carpo), as doenças autoimunes (como a Síndrome de Guillain Barré), as lesões traumáticas dos nervos como nos acidentes (estiramentos, compressões, lesões pérfuro-cortantes, fraturas ósseas, entre outras).

Na Clínica Neuronium, localizada em privilegiada região na região centro-sul de Belo Horizonte, estamos capacitados a realizar este exame com qualidade. Utilizamos equipamentos e instalações modernas, atendendo aos padrões técnicos e de higiene formais exigidos. As marcações podem ser realizadas pelo site (clinicaneuronium.com.br) ou pelo telefone (031) 35669551.

Será um prazer atendê-los.