Dislipidemia (colesterol alto)

O colesterol é uma substância importante para a saúde, porque ele é usado na formação da membrana das células do corpo e de alguns hormônios, além de servir como uma capa protetora para os nervos (bainha de mielina). Ele é produzido pelo organismo mas também o adquirimos por meio de alimentos gordurosos.

O colesterol alterado pode ocorrer em qualquer pessoa, porém é mais comum em pessoas com estilo de vida associado à falta de atividade física e a alimentação inadequada.

O colesterol passará a ser prejudicial à nossa saúde se estiver fora dos valores normais. Nesse caso o excesso de colesterol que não foi eliminado pelo fígado será depositado nas parede das artérias, formando placas de gordura que podem "entupir" essas artérias e dificultar a passagem do sangue. De maneira geral ter colesterol alterado e não controlado tende a encurtar a vida. Entretanto, o colesterol bom ( HDL) deve ser elevado para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

O colesterol alterado não apresenta sintomas. A única maneira de saber se o seu colesterol está alterado é fazendo um exame de sangue.

Após alguns anos o colesterol elevado vai causar entupimento das artérias. Quando isto ocorrer os sintomas da doença dependerão do órgão no qual a artéria que fechou irrigava. Se for no coração o quadro clínico pode apresentar-se como dor no peito (angina pectoris), devido à irrigação sanguínea parcial do músculo cardíaco, sobretudo diante de esforços físicos ou o infarto cardíaco de propriamente dito (entupimento total de alguma artéria que irriga o próprio músculo cardíaco, ou seja, "as coronárias"). Se for no cérebro, os sintomas podem ser fraqueza de um lado do corpo, fala difícil, dormência em parte do corpo, entre outros sintomas.

Por isso é necessário controlar os níveis de colesterol no sangue. Os sintomas só aparecem quando já existe uma doença estabelecida.

Para não aumentar a quantidade de LDL (fração de colesterol mais prejudicial), prefira carnes magras, alimentos grelhados ou cozidos, produtos desnatados, substitua a manteiga por cremes vegetais e evite o consumo de gorduras trans.