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Informativo de Saúde

Dicas para um corpo e mente saudáveis 

- Pense com mais exatidão e tente tomar boas decisões. Todos nós possuímos uma intuição sobre as coisas certas a fazer, ou seja, sobre decisões que refletem um comportamento estável, sensato e consciente. Apesar dos desvios que a humanidade apresenta, todo esforço por um comportamento e caráter positivos protegem quem os pratica e todos ao redor. 

- Evite o coitadismo, as lamentações e o conformismo.

- Esforce-se em pensar antes de falar ou agir, evite discussões mesmo quando sentir-se hostilizado. Se ficar com raiva, retire-se. Peça mais desculpas, o quanto mais rápido possível. Tenha o espírito mais livre perdoando mais. 

- Seja grato por tudo o que você conquista, até mesmo as pequenas vitórias. 

- Aproveite para aprender com os momentos difíceis. 

- Seja gentil com o próximo. Não espere que alguém ou Deus lhe gratifique pelas suas ações gratuitas de respeito e amor ao próximo. Comece já. Veja como se sentirá mais leve. 

- Tenha disciplina ao acordar! Apesar de toda a sua preocupação saiba enfrentar as adversidades de cada dia. "Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará seus cuidados, basta ao dia o seu próprio mal."

- Evite a solidão. Embora, por vezes, alguns momentos de introspecção sejam importantes para organizarmos nossas idéias e estimular a nossa criatividade, evite solidão prolongada. Muitas são as boas idéias que surgem com a nossa interação. Somos seres interdependentes, lembrem-se disso. 

- Saiba discernir as críticas construtivas das hostis. Aprenda a utilizar um filtro para distinguir as opiniões e conselhos que podem ser proveitosos daqueles os quais devemos ignorar.

- Pratique atividades físicas (de preferência orientadas). Faça exercícios aeróbicos (melhoram a resistência cardio-respiratória, nos mantém com menor índice de gordura corporal e nos ajudam a liberar endorfinas que causam bem estar ao cérebro) e anaeróbicos (aumentam o volume e a força musculares).

- Evite maiores consumos de açucar, gorduras de origem animal e alimentos processados. Cultue uma dieta mais natural com inclusão de verduras, legumes e algumas frutas com menor índice glicêmico. Prefira os alimentos ditos "orgânicos".

- Use mais azeite ou outros óleos de origem vegetal sem usá-los em frituras.

- Os ovos também já não são vilões das dietas e sendo cozidos fornecem substâncias antioxidantes, proteínas, vitaminas e outros fatores essenciais a uma dieta saudável. 

- Prepare peixes e outras carnes cozidas, assadas ou grelhadas. 

- Evite excesso de carnes mas não as exclua da dieta pois vitaminas importantes como a vitamina B12 encontram-se mais biodisponíveis em tais alimentos. 

- Coma mais oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas e amendoim pois além de possuírem substâncias antioxidantes, possuem fibras, vitaminas e sais minerais benéficos. No entanto evitem mais do que um punhado delas por dia porque algumas delas não deixam de ser calóricas. Igualmente saudáveis são o damasco, a quinoa, amaranto, gergelim, ameixas pretas e as frutas vermelhas. Escolha pães e arroz integrais.

- Evite longos períodos em jejum (comer porções menores a cada 03 horas evita estresse para o organismo). Consulte seu médico de confiança e faça exames de sangue regularmente, porém adaptados à sua idade e condições de saúde. Os exames de sangue nos fornecem informações objetivas dos colesteróis e dos triglicérides (gorduras do sangue), do nosso hemograma ( p. ex. avaliação de anemia, dosagem dos glóbulos brancos e plaquetas que auxiliam nos processos de coagulação do sangue), da glicose (avaliação de diabetes ou intolerância à glicose), dosagem da vitamina D (sobretudo as pessoas com baixa exposição solar como os idosos), das vitaminas B12, ácido fólico e tiamina (como idosos, grávidas com vômitos frequentes, desnutridos e alcoólatras). Para os homens acima dos 40 anos, a realização de dosagens periódicas das enzimas prostáticas (PSA livre e total), também é muito importante na prevenção do câncer de próstata (o urologista é o profissional mais indicado para tais avaliações periódicas). As mulheres devem procurar os seus ginecologistas para orientações sobre prevenção de gravidez sem programação, sobre a prevenção e tratamento de doenças venéreas e exames preventivos para detecção e tratamento precoces dos cânceres de mama e do colo uterino.

- Tenha um consumo mais equilibrado de leite e derivados, de preferência com consumo de leites e queijos mais magros. Em caso de sintomas de má digestão, peça orientação ao seu médico sobre o teste de tolerância à lactose. 

 

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