Segunda à Sexta - 7:30 às 12:00 e de 13:00 às 17:00

(31) 3566-9551

Informativo de Saúde

Queixas sobre a memória : relevantes ou não?

Dentre as queixas mais comuns na prática clínica geral, sobretudo na população mais idosa, estão as queixas de dificuldades de memorização. A freqüência destas queixas pode chegar a 50% entre aqueles com mais de 65 anos. Falhas de memória podem surgir quando os indivíduos realizam tarefas que estão fora das sua atividades rotineiras ou cansados mentalmente. Nem sempre recordamos informações para as quais realmente não estamos atentos. 

 

Por exemplo, uma pessoa que você conheceu recentemente, um número de telefone novo que recebeu ou até mesmo o entendimento do conteúdo de um parágrafo que acabou de ler, nem sempre são obrigatoriamente recordados em primeira mão. Tais recordações dependem de condições internas ou externas ao indivíduo. Se você se encontra sob situações de estresse, preocupações com vários afazeres ou mesmo não se importa realmente em recordar tais situações que lhe estão sendo apresentadas, seria normal que você não as fixasse na memória. 

 

Entre as queixas de memória mais comuns em pessoas com quadros ansiedade e depressão estão as de esquecer-se onde foram colocados objetos, de histórias contadas, de recados, esforçar-se para lembrar de determinada situação ou necessidade imediata. 

 

Muitos também nos procuram pelo medo de apresentarem as mesmas doenças ou certos sintomas de parentes com doenças degenerativas cerebrais bem definidas pelos médicos. 

 

Reitero que não há motivo para pânico pois múltiplos são os fatores que nos fazem “esquecer” de coisas que não nos importa realmente. No entanto, nos casos em que os familiares realmente percebem deslizes mais frequentes e inclusive, por mais de um familiar ou acompanhantes, nestas situações uma avaliação mais formal com o neurologista faz-se necessária, na tentativa de definir-se um diagnóstico mais correto e a busca pela orientação correta sobre os tratamentos específicos.

 

Informativo de Saúde

Newsletter

Entre em contato

Endereço
Av Cristóvão Colombo, 550 Sala 307 Belo Horizonte - MG
Telefone
(31) 3566-9551
(31) 98272-3989 - WhatsApp