Cefaléia

Dentre as queixas mais comuns que a humanidade apresenta, está a queixa de cefaléia, mais conhecida como “ dor de cabeça “. Muitas são as pessoas que passam um longo período das suas vidas sentindo dor de cabeça e comumente auto medicando-se. Ocorre que várias são as causas e até mesmo doenças que manifestam-se com este sintoma. O simples fato de usarmos analgésicos mais frequentemente, seja lá qual for a causa, inclusive a própria “ dor de cabeça “, pode propiciar a manutenção de dor de cabeça crônica diária (cefaléia por abuso de analgésicos). Os médicos devem estar capacitados a reconhecer as apresentações clínicas variadas que envolvem as cefaléias. Desde uma simples dor de cabeça tensional, causada por fatores de estresse aos quais somos submetidos no dia a dia, facilmente diagnosticadas com uma simples entrevista médica e exame físico neurológico de rotina, até dores de cabeça nunca sentidas anteriormente e que merecem investigação mais profunda com métodos diagnósticos mais modernos.

Portanto, diante deste corriqueiro sintoma, a auto medicação não deve ser rotineiramente estimulada. Ao contrário, os médicos, sobretudo os neurologistas, possuem a adequada formação profissional para prestar os cuidados mais adequados de prevenção de complicações que podem estar por trás deste sintoma e até mesmo, curar a dor.