Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória, auto-imune e desmielinizante (causadora de lesões da bainha de mielina, uma membrana lipídica que recobre certos neurônios e os fazem conduzir os impulsos elétricos de forma mais rápida) que atinge o sistema nervoso central. Em outras palavras trata-se de uma doença que é causada pelas células de defesa do próprio organismo (glóbulos brancos e anticorpos) que atacam a sustância branca do cérebro e da medula espinhal. Trata-se de uma importante causa de incapacitação física e mental em adultos jovens.

Devido ao fato de apresentar baixa taxa de mortalidade, porém uma potencial incapacitação funcional por muitos anos, as suas consequências socioeconômicas podem tornar-se significativas. Patologicamente, a Esclerose Múltipla é caracterizada por múltiplas áreas de lesão do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) que nas formas mais clássicas, apresentam uma evolução em forma de surtos clínicos. Tais surtos ocorrem separados por um período de tempo (disseminação no tempo) e em áreas variadas da substância branca do sistema nervoso central (disseminação no espaço).

Clinicamente a doença pode apresentar sintomas iniciais variados (surtos) como dormência e/ou fraqueza nos membros, alterações visuais (visão turva com dor ocular e/ou visão dupla), vertigem, desequilíbrio, alterações do esfíncter urinário, entre outros sinais e sintomas.

Devido aos novos métodos diagnósticos e critérios clínicos para definição da doença, atualmente podemos otimizar o tratamento em fases mais precoces, o que diminuiria de forma significativa o impacto negativo das sequelas neurológicas.